François Baucher - Método









MÉTODO - FRANÇOIS BAUCHER




François Baucher ( 1796- 1873), cavaleiro francês foi um inovador da equitação, procurou principalmente a ligeireza nos seus métodos, mais precisamente os seus dois métodos, baseiam-se principalmente sobre alguns pontos mecânicos, que são a decomposição das ajudas.

a.. Elevação do pescoço pela sustentação dos punhos que descontraindo a mandíbula, provocam um estado de « ramener » e um transporte do peso para a parte de trás do cavalo.


b..  Mão sem pernas e pernas sem mãos.
  
c..  Apoio progressivo das pernas e das esporas.

d.. Decomposição da força e do movimento, obtida pela paragem e descontracção em cada resistência.

e.. Restabelecimento da ligeireza pelas meias paragens e pelas vibrações (resistências de peso e resistências de força).

f..  Flexões do pescoço.

g.. Balancear das mãos da direita para a esquerda para endireitar o cavalo no antemão.

h.. Pedir com frequência e se contentar com pouco, recompensar muito.

Para um iniciado é difícil compreender Baucher, para um conhecedor é delicado aplicar a totalidade dos ensinamentos de Baucher.

Quem foi François Baucher

Nasceu em 16 Junho de 1796 em Versailles pertencendo a uma família modesta, partiu para Itália com 14 anos para junto de um tio que dirigia em Milão as cavalariças do príncipe Borghèse tendo seguido as lições do mestre Frederico Mazzuchelli que lhe ensinou aquilo que viria a ser a base da sua equitação "anular toda a vontade do cavalo substituindo-a pela vontade do cavaleiro "

De regresso a França veio para picador do Duque de Berry até 1820 tendo depois tomado a direcção de dois picadeiros em Havre e em Rouen.

Foi montando um cavalo pesado na mão "Bienfaisant" que ele teve a intuição de "opor uma tensão de rédeas igual a força que fazia com que o cavalo desistisse de resistir " atendendo a que as contracções parasitas da nuca e do pescoço tinham cedido ”.

Publicou em 1843 o livro com o nome "Dictionnaire d' Equitation" onde ele expõe as bases do seu método, esta obra continua sendo ainda hoje em dia uma referência mesmo não tendo qualquer humildade por parte do seu autor.

En 1834, ele regressa a Paris ao picadeiro da rua Saint Martin, foi aqui que ele recomeçou a sua rivalidade com outro mestre seu vizinho que se encontrava num picadeiro da rua Duphot, o Visconde d'Aure.

Dizia Baucher « Eu digo muito alto o “ rassembler ” nunca foi compreendido antes de mim nem definido antes de mim » aceitou exibir-se no circo dos Champs Elysées (com Partisan e Capitaine) com a condição de não partilhar o espectáculo com mais ninguém.

Em 1837 publica a sua segunda obra "Le résumé complet des principes de la nouvelle méthode" seguindo pelo "Les passe-temps équestres" (1840) e "Dialogue sur l'équitation" (1841) e em 1842 pelo "Méthode d'equitation basée sur de nouveaux principes" esta sua última obra foi um grande sucesso tendo chegado às três edições em menos de seis meses.

Foi neste época que abriu a guerra entre os Baucheristes e os d'Auristes que vai ter o seu ponto culminante com o negócio “ Géricault ” este puro sangue desconfiado pertencendo ao Lord Seymour deitava fora todos os cavaleiros e o seu proprietário anunciou que oferecia o cavalo a quem fizesse a volta ao bosque de boulogne sem ser despejado.

Após uma tentativa de um aluno d'Aure foi despejado após 200 m, foi um aluno de Baucher que veio a ganhar a aposta tendo depois o cavalo sido levado para o picadeiro de Baucher.

Um mês mais tarde após um ensino bastante secreto foi o mestre Baucher que apresentou o cavalo numa demonstração clássica e triunfou diante de toda a cidade de Paris e nomeadamente o Duque d'Orléans que veio a ser o seu futuro protector.

Em 1855 foi vitima de um acidente no seu picadeiro tendo sido esmagado por um lustre quando trabalhava um cavalo à mão, isto veio trazer-lhe grandes dificuldades físicas deixando de conseguir calçar as botas para montar, apareceu assim a sua segunda maneira do seu método (1864) onde as forças instintivas não serão aniquiladas mas reduzidas ou mesmo harmonizadas, foi nesta época que nasceu a célebre formula " mãos sem pernas, pernas sem mãos ".

A PRIMEIRA MANEIRA

Forças Instintivas E Forças Transmitidas

1 -O princípio de base da flexibilização, transmissão e Flexão

Flexões - Recuar - Rotações

2 - O efeito conjunto e o « Rassembler »

« Reunião da todas as partes do cavalo que se desviam »

3 - A espora

« O cavalo que não esteja submisso estará imperfeitamente ensinado »

 Flexões da Mandíbula e do Pescoço
  
A - Flexão lateral da mandíbula

B - Flexibilização do pescoço e a flexão directa da mandíbula

C - Flexão lateral do Pescoço

D - Flexão directa da mandíbula e do pescoço

E - Flexões laterais do pescoço estando a cavalo

F - Flexão directa da cabeça e do pescoço

G - Flexão directa da mandíbula a pé com o pescoço do cavalo elevado e a cabeça horizontal


A SEGUNDA MANEIRA

 Posição do Cavaleiro

Mãos Sem Pernas e Pernas Sem Mãos

Os Diferentes Estados de Equilíbrio
  
« Se neste momento você montasse os meus antigos cavalos Partisan, Capitaine, Neptune e Buridan, tão admirados outrora, não os acharia ensinados, pois muito grande é a distância que os separa dos meus cavalos de agora. »









Sem comentários: