Comandante d'Aure



Nasceu em Toulouse a 2 Junho de 1799 Antoine Philippe Henry Cartier d'Aure, passou com sucesso aos 15 anos no exame de entrada para Saint-Cyr, tendo entrado em 1821 para a Escola de Versailles debaixo da direcção de Pierre-Marie d'Abzac, mostrou qualidades de “ assiette ” posição, destreza e audácia a cavalo, tendo por isso várias vezes sido elogiado pelo seu mestre, sendo ele mesmo que o vai substituir após a sua morte em 1827 na chefia do picadeiro de Versailles.

Brilhante como homem e brilhante como cavaleiro, foi a coqueluche da corte Luís XVIII e depois de Carlos X, publicou numerosos trabalhos (sobre a situação da criação do cavalo em França, sobre as coudelarias e sobre a sua concepção de uma escola de equitação modelo) vai ser um inovador no picadeiro de Versailles, sendo ele por vezes a fazer o desbaste dos cavalos novos.

Com grandes princípios da escola clássica, foi sempre a sua intenção de a simplificar e adaptar à equitação de exterior.

No fim do reinado de Carlos X, em 1830 a escola de Versailles foi suprimida e d'Aure vai criar sucessivamente três picadeiros com grande sucesso, no entanto o seu picadeiro da Duphot, exageradamente luxuoso, foi um grande fiasco financeiro “ um d'Aure não se interessa com detalhes sórdidos..” chegando a uma situação de falência, depois graças à ajuda do Lorde Seymour, vai abrir o seu terceiro picadeiro na rua de la chaussée d'Antin.

Foi na sua época que surgiu o grande debate ou disputa com Baucher que foi motivo de grandes movimentos de apoio para ambos os lados, em resposta a esta rivalidade ambos escreveram livros e depoimentos que em muito contribuíram para o estudo da equitação.

Vai tentar durante muito tempo ser cavaleiro chefe de Saumur, mas um desentendimento que teve com o marechal Soult, ministro de Guerra na época, somente em 1847 consegue isso graças à reforma do marechal e à ajuda do duque de Nemours, que era um d'Aurista fervoroso.

Nomeado para Saumur, desenvolve uma equitação de exterior, sendo exigente com os seus alunos, considerado um mestre e de grande conhecimento do cavalo, como civil que era, vai ter alguns desentendimentos com alguns militares, principalmente com o coronel Jacquemin, segundo comandante da escola.

Dos seus alunos destaca-se o jovem tenente, L’Hotte, ficará em Saumur até 1855, cansado e doente, publicou em 1853 “ Cours d'équitation ”, obra considerada como superior ao seu tratado de 1834, tendo falecido em 1863
  
Algumas Citações
  
« Devemos pensar no movimento que queremos executar, depois disso tudo vai só ».
  
« Sempre contrabalançar os efeitos da mão pela acção das pernas, tentar mudar as resistências sem nunca abandonar o contacto com a boca do cavalo ».
  
« Para possuir um cavalo, o acordo das mãos e das pernas é indispensável »

« um cavalo é como um barco, conduz-se pelas extremidades »

« quanto menos se faz, melhor se faz »

As principais obras que publicou foram as seguintes :
  
  • Traité d'équitation (1834)
  • Réflexions sur une nouvelle méthode d'équitation (1842)
  • Cours d'équitation (1853)



1 comentário:

José Azevedo disse...

Obrigado por esta informação.