Frederico Grisone


Frederico Grisone, cavaleiro da academia de Nápoles, publicou em 1550, em italiano a obra “ Gli Ordini di Cavalcare ”, que foi um tratado de equitação que obteve um sucesso prodigioso tendo por isso sido feitas inúmeras reedições e traduções.

Encontramos na sua obra, princípios muito diferentes e que até por vezes dão a ideia de serem contraditórios.

Frederico Grisone concilia no cavalo uma inteligência capaz de desenvolver raciocínios assim como também, uma vontade e sentido de reflexão.

Atribui as resistências do cavalo à sua má vontade, nesse pressuposto cada fase do ensino do cavalo deve ser iniciada com a maior suavidade, com muita paciência e evolução progressiva, no entanto se o cavalo resiste ou se defende mais tempo que o previsto, Grisone não aceita a má compreensão do cavalo, dizendo que o cavalo está “ lascivo, obstinado, furioso, maldoso... ”, então para isso ele preconiza castigos de uma extrema violência sendo de tal forma violentos que se tornam pitorescos, conforme se pode ver nas gravuras da época.

Para Grisone que começou pela iniciação da progressão do ensino do cavalo, ele conserva no entanto a força e o castigo como meio de atingir os fins pretendidos no ensino do cavalo, se Grisone era muito suave com os cavalos obedientes, ele punia com extrema ferocidade sem qualquer tipo de disfarce os cavalos com mais complicados e difíceis, dizendo que eram cavalos do tipo “ vagabundos, patifes ” cavalos indomáveis “ Se o cavalo, ou por medo ou por obstinação, etc.. não quer se aproximar do cavaleiro para se deixar encaminhar, então vamos dar-lhe uma pancada com a vara entre as orelhas e sobre a cabeça, tendo atenção aos olhos, mas sobre todas as partes do corpo onde ele está a menos …., etc. ”

A escola Italiana antecede e prefigura amplamente a escola Francesa e as suas futuras formulas “ é preciso que o corpo do cavaleiro esteja justo ao cavalo, para assim ele poder responder às ordens do cavaleiro ” e também dizia que “ devemos cavalgar e permanecer em cima do cavalo longo tempo e com grande coragem, sem ter receio dele, mas ambos tendo uma vontade comum ”.

A voz para os mestres de equitação Italianos será um trunfo importante na influência do cavalo, Grisone para encorajar o cavalo dizia " Hap ! Hap !" ou "Hep ! Hep ! " e quando ele queria fazer o cavalo saltar ou avançar ou atirar lançando-se dizia " Hop ! Hop ! " e se o cavalo resistia, ele dava um grito violento, com uma voz terrível, conforme as atitudes do cavalo dizia frases ou sons mais ou menos divertidos " li, ou lá ! Ha, ha traidor ! Ha arisco ! volta, volta, para ! volta aqui, volta lá !" entre outras frases do tipo de interjeições.

Grisone continua, a sua explicação dizendo “ Mas também quando o cavalo é vencido e se torna obediente é preciso imediatamente darmos-lhe o prazer de o acariciar no pescoço, dizendo em voz baixa, ho, ho, ho, ho ! ”

Sem comentários: