Gustav Steinbrecht


Filho de um pastor, nasceu em 1808 em Amfurth próximo de Seehausen, foi aluno de veterinária em Berlim tendo seguido o curso de equitação no picadeiro de Seeger, que desde à muito tempo tinha grande reputação.

Ao fim de oito anos de formação com a idade de 26 anos tomou a direcção de um picadeiro criado em Magdebourg.

Oito anos após em 1844 casou com uma sobrinha de Seeger e regressa para Berlim, onde o seu antigo mestre dirigia na época o institudo equestre « Seegershof ».

Steinbrecht era já um nome conhecido devido ao seu talento de ensino de cavalos como também de instrutor.

Em 1849 tomou conta da direcção do Seegershof e em 1859 perante uma situação favorável que lhe permitiu adquirir um instituto em Dessau, tendo se instalado nesta cidade durante 7 anos, tendo se dedicado quase que exclusivamente na sua especialidade que era ensinar cavalos para escolas, incansável relaciona-se com os circos de Renz, Herzog, Carré, entre outros, mesmo até com circos americanos e ingleses sem contar com os cavaleiros particulares de todos os países que praticavam a sua arte.

Não vai procurar a satisfação imediata do circo mas ficará estritamente ligado à equitação académica.

Ele para além do trabalho montado não se repetiu nem se baseou em instrumentos inertes, tendo sido da sua escola que saiu na época a célebre cavaleira Elisa Petzold, estrela inigualável do circo Renz, tendo-lhe ficado para sempre muito grata e reconhecida.

As primeiras notas de Steinbrecht sobre o seu sistema de equitação datam dos anos que precederam imediatamente a sua partida de Berlim para Dessau, tendo ele aproximadamente cinquenta anos.

Infelizmente essas notas ficaram inacabadas na sua secretaria, em 1865 por solicitação da sua mulher decide deixar a pequena cidade de Dessau para regressar a Berlim.

Não se sentindo com força para acabar a sua obra de equitação ele encarrega os seus melhores alunos nomeadamente Plinzner, para acabarem a obra por serem aqueles que melhor compreenderam os seus ensinamentos e conselhos
Faleceu em Fevereiro de 1885 e a obra foi imprimida com o título « Gymnase du cheval » sendo a primeira edição de 1885 seguindo-se depois várias edições.

É um método de equitação que podemos sem medo afirmar que não existe outro igual na Alemanha nem fora ou outro assim tão coerente e completo.

Sem comentários: