Frederico Caprilli
Nasceu em 1868 começou o seu percurso
profissional, como um jovem cadete da Cavalaria italiana. Nesta altura
começaram a surgir as primeiras máquinas de guerra e a utilização na guerra das
carga de pólvora e a utilização de meios mecânicos na guerra, começando assim a
decadência da cavalaria na guerra e dos homens armados a cavalo, pois um par de
armas e máquinas de guerra podiam terminar rapidamente com um ataque montado.
Isto significou encontrar um novo uso da
cavalaria, a ideia era criar um regimento a cavalo especialmente treinado e
unidades de combate de cavaleiros que poderiam atravessar terrenos difíceis,
locais que o inimigo consideraria impossível de atravessar (como bancos
verticais e fossos enormes), dando assim para a cavalaria a vantagem de um
ataque surpresa, como também sendo útil para levar a informações a grandes
distâncias.
Nesta época, os cavalos com facilidade para os
saltos e a saltarem por cima de obstáculos eram muito poucos.
Foi acreditando que a forma e a flexibilidade
dos posteriores e do postmão do cavalo, podiam melhorar a chegada ao solo após
o salto, conseguindo por isso mais suavidade e assim terem as mãos do cavalo
mais direitas, foram ensinados os cavaleiros a puxar as rédeas e a se apoiarem
no salto ficando para atrás para terem a certeza que seria o quarto traseiro do
cavalo a chegar primeiro ao solo, ou pelo menos chegarem com mais suavidade no
impacto e protegerem assim a « frágil parte dianteira do cavalo... ».
Foi assistindo aos cavalos a saltar em liberdade
e até mesmo com o uso de habilidades fotográficas que Frederico Caprilli
conseguiu documentar o movimento dos cavalos em voo enquanto saltando
livremente.
Foi então que ele notou que TODOS os cavalos
SEMPRE e naturalmente chegavam ao solo com os anteriores e sem complicações,
começou então a desenvolver a ideia de que o cavaleiro se deveria tornar num
simples passageiro e fazendo somente uma pequena interferência na abordagem do
cavalo ao salto, nunca puxando nas rédeas.
Ele acreditava que os cavalos podiam ser
ensinados a ser independentes, conseguindo serem eles a pensar, significando
isso que se deveria mostrar ao cavalo a sua tarefa, neste caso o obstáculo e
depois permitir que ele a executasse sem qualquer interferência.
As novas ideias de Caprilli foram uma aparente
rebelião para os ensinamentos aceites na época, foi por isso punido na sua
carreira, tendo sido destacado para o sul de Itália como castigo.
Depois de vários anos, um Chefe Militar italiano
notou e experimentou os métodos de Caprilli e foi então que as suas novas ideias
foram reconhecidas e finalmente foram postas em uso.
Frederico Caprilli regressou para as escolas de
cavalaria no norte de Itália e depois de um ano de treino o seu progresso e
resultados não deixaram de ser simplesmente incríveis.
De facto, os cavalos começaram a serem capazes
de feitos até à data impensáveis, começaram até alguns cavaleiros a treinar o
salto sem rédeas.
Seguindo esta inovação, Caprilli foi feito por
fim Chefe Instrutor da Cavalaria italiana, soldados de todas as partes do mundo
foram enviados para a sua escola para aprenderem o seu sistema de treino,
baseado num ensino de independência dos cavalos e da não interferência do
cavaleiro em cima dos saltos e obstáculos naturais, usando uma posição avançada
que ele tinha desenvolvido.
Este estilo de equitação depressa se espalhou à
volta do mundo e pôde ser visto nas Olimpíadas do ano de 1900 e o próprio
Caprilli demonstrou a sua técnica saltando nos jogos Olímpicos de 1906 tendo
tido um sucesso enorme.
As pessoas começaram divertir-se com os cavalos
e a modalidade de salto de obstáculos começou a tornar-se um desporto popular
como também um exercício militar.
Federico Caprilli teve um acidente em 1907 tendo
falecido quando o seu cavalo deslizou e caiu, porém este revolucionário do seu
tempo, de uma nova posição de saltar obstáculos a cavalo, posição essa que
ainda hoje pode ser vista e que trouxe indubitavelmente uma grande alegria e
cooperação para quem salta a cavalo e para os cavalos que saltam obstáculos ao
longo do mundo.
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