La Guérinière


Nasceu em Maio de 1688 em Essay na Normandie, François Robichon de la Guérinière, teve a patente de ser o cavaleiro do Rei em 1715 e instala-se em Paris onde vai dirigir o picadeiro da rua de Vaugirard, segue os ensinamentos de Vendeuil que foi quem lhe ortografou o prefácio do seu livro “ Ecole de Cavalerie ” possivelmente Anne-François de Vandeuil dirigia uma academia equestre na rua das Canettes.

Graças à protecção do principe Charles de Lorraine, grande cavaleiro do Rei, ele é nomeado cavaleiro das grandes cavalariças do Rei no picadeiro das Tuileries em 1730.

Na sua obra ele cita como os seus principais inspiradores Plessis (1620-1696, mestre de Louis XIV) e Vallée que não deixou obra escrita e reconhece somente dois autores, Broue, que foi aluno do ilustre Jean-Baptiste Pignatel (ou Pignatelli) e do Duque de Newcastle, fidalgo inglês, “ 0 mais conhecedor homem de cavalos do seu tempo”.

Somente consagrou algumas linhas a Pluvinel, sobre o trabalho nos pilões, no primeiro capítulo do seu livro, ele expõe a sua ambição de clarificar a equitação devido a existir uma grande confusão e desordem nos conceitos equestres.
A sua obra considerada como uma bíblia da equitação, permite não somente codificar e clarificar os princípios dos seus predecessores, mas sobretudo elaborar as bases de uma nova escola mais simples e mais natural, mais adaptada à utilização habitual do cavalo.

Foi o primeiro a defender que todos os cavalos não são capazes de executar o mesmo trabalho e que as exigências devem ser adaptadas às capacidades do cavalo. “...aqueles a que a natureza deu uma boca excelente, ancas sólidas com ligamentos unidos e flexíveis...” como também os que ele chamava “ bravos cavalos ”.

Deram-lhe a paternidade da espádua a dentro, e da descida de mão “ uma ajuda mais subtil e das mais eficazes ” ele vai inovar igualmente na posição do cavaleiro, contrariando a rigidez até então existente, passando a ter o estribo menos longo e o cavaleiro mais sentado à frente na sela.

Por volta de 1740 fez um segundo livro « Les éléments de cavalerie » que é um resumo do primeiro.

Sabe-se pouco sobre a sua morte que ocorreu no dia 2 de Julho de 1751 em Versailles ou nas Tuileries, não se sabendo também o local onde foi sepultado.

Algumas Citações

- Os imitadores do equilíbrio tão desejado, amortecem a coragem de um bravo cavalo e lhe retiram toda a beleza que a natureza lhe deu.

- O conhecimento da natureza do cavalo é um dos primeiros fundamentos da arte de montar a cavalo, por isso todos os homens de cavalos devem fazer esse importante estudo.

- A boa mão encerra três qualidades que servem para ter a ligeireza a suavidade e o cavalo reunido.


Sem comentários: